Cuidado com os golpes na internet sobre cobranças!
Ter cuidado na hora de pagar uma conta na internet é muito importante para não perder dinheiro e seus dados fraudados. Confira neste artigo quais cuidados tomar.
Estão se tornando cada vez mais frequentes os golpes na internet. Seja com boletos, sites, WhatsApp, links… Por isso, todo cuidado é pouco para não ser enganado!
Neste artigo queremos alertar você sobre algo que infelizmente anda acontecendo: pessoas criando perfis falsos com o nome da Paschoalotto para negociar supostas dívidas.
Então, sempre verifique os nossos canais oficiais, antes de fechar qualquer acordo ou pagar algum boleto, busque informações através de nossas centrais de atendimento, em caso de dúvidas, peça ao atendente lhe informar o número do 0800, assim você poderá confirmar sobre a autenticidade da negociação.
Fique de olho em:
- Boletos falsos
Golpistas trocam boletos verdadeiros por falsos, ou simulam sites de fachada para você baixar boletos fraudados. Assim, quando pagar, na verdade, estará enviando o dinheiro para eles. Certifique-se sempre o beneficiário, este deve ser a instituição a qual deseja pagar ou seu representante contratado, como a Paschoalotto
- Roubo de dados em sites falsos
Os fraudadores usam sites parecidos com os nossos para ter os seus dados. Pode parecer um erro de senha ou um recadastro. De qualquer forma, preste atenção no link clicado.
Quais os principais tipos de golpes?
1) Golpe dos boletos falsos
O emissor do boleto falso pode ter várias informações sobre os dados pessoais da vítima e a situação pode ser muito convincente. O boleto pode chegar como uma falsa correspondência bancária ou de uma loja, ou, ainda, no formato eletrônico, em forma de mensagens de SMS, WhatsApp ou e-mail que podem direcionar para páginas falsas para download de uma fatura forjada.
Os boletos falsos são muito parecidos com os originais que costumam receber. O cliente pagando por um boleto adulterado, o valor é direcionado para a conta do fraudador ao invés do verdadeiro credor. Como resultado, o credor continua a efetuar as cobranças ou não envia o produto.
Como evitar cair em golpes de boletos falsos?
Para reduzir as chances de cair nesse golpe, é essencial ficar atento aos dados do beneficiário do boleto, este deve ser o mesmo do credor ou da empresa representante contratada, como a Paschoalotto. Independentemente de como você vai pagar, essas informações são exibidas antes que você complete a transação.
Verifique sempre o CNPJ do emissor, data de vencimento e o valor. Em sua maioria os boletos falsos têm como beneficiários dados de pessoas físicas ou nome de instituição financeira diferente da oficial a qual o pagamento deve ser feito. Conferindo estes dados e informações, você poderá avaliar se está pagando o documento correto. Veja também se os três primeiros números do código de barras de fato correspondem ao código do banco.
2) Golpe de links/sites falsos
O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica cometida pelos fraudadores que visa obter as senhas e dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são através de envio de e-mails, SMS, aplicativos de mensagens como WhatsApp e redes sociais que induzem o usuário a clicar em links maliciosos. Também existem páginas falsas na internet que influenciam a pessoa a revelar as senhas e/ou dados pessoais.
Os casos mais comuns de phishing são e-mails ou mensagens recebidos de supostos Bancos com mensagens que afirmam que a conta do cliente está irregular, ou o cartão ultrapassou o limite, atualização de token ou ainda que existe um novo software de segurança do banco que precisa ser instalado imediatamente pelo usuário.
Como evitar golpes de links falsos?
Ao acessar um site, sempre verifique na barra do navegador se o endereço da página de internet está correto.
Para garantir, não clique em links: digite o endereço oficial da página que deseja acessar direto no navegador. Além disso, nunca clique em links ou anexos de e-mails de remetentes desconhecidos.
Utilize sistema operacional e antivírus originais e os mantenha sempre atualizados. Sempre prefira comprar em sites conhecidos, e nunca use computadores públicos para comprar algo no comércio virtual.
Ao receber ligações ou mensagens não repasse a outra pessoa nenhum código fornecido por SMS, imagem de um QR Code ou código gerado pela leitura dele, para permitir autenticar alguma operação. Em caso de dúvida, não clique.
3) Cuidado com as senhas bancárias
Golpistas só conseguem entrar em sua conta bancária usando sua senha e seus dados.
E eles podem conseguir essas informações de várias formas, como:
- Fingindo ser um funcionário do Banco,
- Olhando você digitar a senha no caixa eletrônico,
- Enviando falsos portadores ou durante uma compra presencial e
- Até roubando seu celular para procurar senhas anotadas e os dados da sua conta ou cartão de crédito guardados em bloco de notas, arquivos ou em históricos de conversas no WhatsApp ou no e-mail.
Como evitar ter senhas roubadas?
Guarde suas senhas com o máximo cuidado, não anote em papéis nem no bloco de notas do celular ou computador. Use senhas diferentes para cada uma de suas contas e, sempre que possível, use senhas fortes, lembrando-se de ativar a “autenticação em dois fatores” nas plataformas de internet que usar.
4) Golpe da falsa central de atendimento
O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou empresa com a qual ela tem um relacionamento ativo. Informa que sua conta foi invadida, clonada ou outro problema e, a partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima.
E até mesmo pede para que ela ligue na central do banco, no número que aparece atrás do seu cartão, mas o fraudador continua na linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.
Como evitar cair em golpe da central de atendimento?
Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato com a instituição através dos canais oficiais, de preferência usando o celular ou aplicativos móveis, para saber se algo aconteceu mesmo com a sua conta.
O banco nunca liga para o cliente pedindo senha, nem o número do cartão ou para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.
Essas são apenas algumas dicas e cuidados que você deve tomar para não cair em golpes.
Portanto, antes de qualquer negociação, verifique se você está em um dos nossos sites oficiais: