4 dicas para acabar com a inadimplência escolar
Muitas instituições escolares sofrem com a inadimplência escolar, um problema comum e que ocorre, na maioria das vezes, em razão de dificuldades financeiras que são enfrentadas pelos familiares e alunos.
A inadimplência escolar traz um grande impacto nas instituições de ensino particulares e pode causar prejuízos no planejamento financeiro, na operação de caixa e também na qualidade de ensino como um todo.
Este é um tema delicado e por isso é preciso jogo de cintura e sutileza ao lidar com a situação. Confira algumas dicas que preparamos para que você acabe com este problema.
Dicas para que você acabe com a inadimplência escolar:
1. Organize os pagamentos e cobranças
Primeiramente, é importante que você mantenha seus registros financeiros sempre bem organizados e de fácil acesso, para que possam ser consultados rapidamente quando necessário e estejam armazenados com segurança.
Além disso, o ideal é que uma (ou mais) pessoa cuide deste departamento, para que os assuntos não se misturem e nenhuma informação passe batido.
Faça uma análise minuciosa sobre como estão os seus pagamentos, quais as dívidas em aberto, quem precisa ser cobrado e quais os valores. A partir daí você poderá tomar as ações necessárias para reduzir a inadimplência escolar.
2. Procura variar as opções de pagamento.
Oferecer mais formas de pagamento pode ser uma ótima dica para que você melhore a questão da inadimplência. Procure diversificar as formas de pagamento, muitas pessoas estão acostumadas a utilizar o cartão de crédito como principal meio, outras o boleto e assim por diante.
Em destaque, os pagamentos via boletos são feitos de forma simples e rápida e já estão presentes na vida de muitas famílias. Além disso, o pagamento via internet banking economiza tempo com filas e deslocamento e dessa forma você também poderá enviar os boletos via e-mail ou correios, funcionando como um lembrete adicional.
4. Mantenha uma boa comunicação com os responsáveis
Um ponto importante que deve ser levado em consideração é a diversificação dos canais de comunicação. Atualmente temos inúmeras formas de contato, e-mail, telefone, whatsapp, entre outros. Manter uma boa comunicação com os responsáveis pode evitar conflitos, esquecimentos e desencontros.
Levar em conta que cada pessoa acessa um meio com mais ou menos frequência pode ser interessante para que você crie diversos canais de comunicação e mais pessoas tenham acesso aos avisos e lembretes que precisam ser comunicados. Um lembrete para o pagamento pode fazer a diferença na rotina financeira de muitas pessoas.
5. Terceirize a cobrança das mensalidades atrasadas
Como mencionamos anteriormente, lidar com a inadimplência escolar é algo delicado, é comum que em muitas instituições os responsáveis procurem a diretoria ou até mesmo os professores para regularizem sua situação. Para evitar que isso ocorra você também pode optar pela terceirização da cobrança dos atrasados.
Esta é uma ótima alternativa para que você mantenha o seu financeiro sempre organizado e consiga separar a relação escolar da relação financeira, já que os interesses financeiros da instituição são fundamentais para que ela mantenha a qualidade do ensino.
Além disso, ao terceirizar a cobrança, ela será feita de forma mais profissional e impessoal, economizando mais tempo de sua equipe que poderá se dedicar totalmente à sua instituição de ensino.
Apesar de ser um problema comum e muito complicado, com algumas mudanças você poderá acabar com a inadimplência escolar, melhorar a sua cobrança e com isso, manter o seu planejamento financeiro em dia.
E não se esqueça, a Paschoalotto está pronta para te ajudar a melhorar a sua relação com seus clientes e a gestão financeira do seu negócio!
Quer conferir ainda mais dicas de como acabar com a inadimplência escolar, então veja mais um artigo clicando aqui.
Aproveite e acompanhe nossos conteúdos em nossas redes sociais!