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Digitalize seu negócio: como se estruturar para vender online

Se sua empresa não estava preparada para vender online, este é com certeza o momento.

Mesmo com todos os desafios, o período de isolamento social provocado pela Pandemia de Covid-19 nos mostrou a importância da transformação digital em nossas vidas.

Do pequeno comércio até a grande empresa, todos sentiram a necessidade de adaptar seus modelos de negócio para continuarem a operar de maneira digital e vender online.

Esse é um cenário que com certeza veio para ficar. Para o futuro, com certeza será preciso lidar com consumidores demandando mais de formas de consumo digitais. 

Por isso, neste artigo separamos para você um passo a passo de como digitalizar seu negócio para vender online em todas as etapas, até o recebimento.

Venha entender melhor!

Entenda como vender online 

Para empresas que trabalham com produtos, a etapa da venda pode ser um pouco mais simples. Existem opções como marketplaces, plataformas de e-commerce facilmente customizáveis, enfim, ferramentas que facilitam a exposição dos produtos.

Já para as empresas que trabalham com a prestação de serviços, a venda pode depender um pouco mais da produção de conteúdo para atrair potenciais clientes por suas “dores”.

Talvez você já tenha ouvido falar em “dores” do cliente, o que nada mais é do que o motivo que o faz chegar até sua empresa.

Por exemplo, uma empresa que contrata serviços de contabilidade, muito provavelmente faz buscas a respeito desse assunto na internet, e assim encontra prestadores de serviço nessa área.

Portanto, para começar a estruturar um processo de vendas online para empresas de serviço, é preciso pensar nessas motivações que levam o cliente até sua empresa.

Com essas motivações em mente, o próximo passo é analisar os canais em que esse perfil de clientes está. Quando falamos em canais, estamos falando dos meios onde seu conteúdo será divulgado: redes sociais, blogs, sites, etc.

A partir dessas definições, fica mais evidente a estratégia que será utilizada para que sua empresa atraia potenciais clientes.

Você pode estar pensando: “ah, mas eu já tenho um site, preciso pensar nessas estratégias também?”. Sim!

O site é um canal que precisa ter tráfego (que nada mais é do que pessoas visitando).

Para conquistar tráfego, você precisa levar pessoas interessadas em seu assunto por meio de conteúdos e palavras-chave, a forma como seus potenciais clientes pesquisam pelo assunto na internet.

Portanto, para descobrir como esses indivíduos realizam buscas, é necessário avaliar suas dores enquanto cliente, entende?

Após essa provocação, vamos para uma checklist prática:

  • Mantenha seu site e redes sociais sempre atualizados, com todas as formas de contato.
  • Caso não tenha site ainda, pense em alternativas como landing pages.
  • Use a mesma identidade visual em todas as redes sociais de sua empresa, assim, o cliente consegue identificá-la com maior facilidade.
  • Tenha um atendimento digital eficaz em todas as redes sociais em que estiver disponível.

Como entregar com qualidade?

Vender online também envolve logística! Por isso, após digitalizar seu processo de venda, a próxima ação é avaliar como será feita a entrega.

O aumento da busca por empresas que prestam serviços de delivery aumentou consideravelmente com a necessidade de isolamento social. E, nesse contexto, os consumidores estão mais ansiosos com relação às entregas.

Por isso, ao estruturar a logística de entrega de sua empresa, avalie todos os impactos disso na experiência do cliente:

  • É possível custear a entrega para oferecer frete grátis aos clientes?
  • Caso não seja, o valor cobrado pela entrega pode fazer com que o cliente desista da compra?
  • O prazo de entrega é competitivo?
  • O produto chegará em segurança até o endereço do cliente?

Portanto, todos os aspectos devem ser considerados, uma vez que a qualidade da entrega pode influenciar na percepção positiva ou negativa de seu cliente.

Além disso, isso também pode se tornar um diferencial competitivo para seu negócio vender mais.

Por exemplo, se uma empresa está vendendo um produto similar, pelo mesmo valor, porém a sua oferece frete grátis, com certeza isso se torna um fator decisivo para o cliente.

Métodos de pagamento são essenciais para vender online

Se a sua empresa quer vender online, é fundamental que pense nos métodos de pagamento para facilitar essa venda.

Afinal, com o período de quarentena, vimos o quanto ter meios de receber pagamentos online pode impactar no fluxo de caixa.

Por isso, é essencial que sua empresa esteja preparada para não depender do movimento de pessoas realizando pagamentos in loco.

Além disso, oferecer alternativas como o cartão de crédito para facilitar o pagamento faz toda a diferença.

Uma boa plataforma de pagamentos online pode ser uma ótima alternativa para essa questão.

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Outro ponto importante é a questão da cobrança. Cobrar corretamente clientes inadimplentes é essencial para a saúde financeira do negócio. 

Isso porque, preservar o relacionamento com o cliente é muito valioso.

Mesmo que ele esteja inadimplente no momento, é um cliente que já escolheu pela sua empresa, portanto, manter esse relacionamento é sim mais barato do que conquistar um novo cliente.

Por isso, que tal testar o Pagou Fácil para poder contar com uma plataforma de pagamentos completa para te ajudar a vender online? Sua empresa pode receber online de clientes em dia e também dos que estão inadimplentes.

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