Recuperação de crédito e a importância do relacionamento
Recuperação de crédito exige expertise. Contudo, utilizando boas práticas e aprimorando o relacionamento, tudo fica mais fácil.
A inadimplência de clientes é uma realidade encarada pela grande maioria das empresas. Especialmente quando falamos em grandes negócios, esse fator é ainda mais evidente. Afinal, com uma carteira de clientes tão grande, é natural que o número de devedores seja maior. Mas, como fazer recuperação de crédito de forma efetiva e lidar com isso? É isso que iremos explicar.
Antes de mais nada, é preciso compreender que possuir clientes negativados não é um problema sem solução. É comum que empresas precisem lidar com isso.
Nesse cenário, com experiência no relacionamento e empatia para entender o cliente, é possível encontrar boas soluções. Tudo isso, sem prejudicar a relação com o consumidor. Quer entender como? Confira as dicas que separamos para você!
Boa leitura.
O que é recuperação de crédito?
Ainda que o nome possa levar a uma associação direta às empresas de crédito, elas não são as únicas a praticarem essa ação. Negócios na área de vendas de produtos e serviços à prazo também precisam recuperar crédito eventualmente. Ou seja, lidar com consumidores inadimplentes.
Em síntese, essa ação é a recuperação de ativos da empresa. Ou seja, a cobrança das dívidas geradas pela inadimplência. Há, contudo, de se diferenciar dois processos diferentes.
Quando falamos em recuperar um ativo, estamos nos referindo a contas que já foram negativadas. O que significa que elas já entraram em um cadastro de proteção ao crédito — ou, como dizem popularmente, quando o cliente devedor está com o “nome sujo”.
Contudo, existem cobranças que não são necessariamente de ativos. Nesses casos, trata-se dos lembretes de pagamentos feitos a clientes adimplentes , sobre possíveis vencimentos futuros.
Como fazer recuperação de crédito
Uma vez que recuperar crédito exige muito tato para lidar com clientes de todos os perfis, é comum a contratação de empresas especializadas na recuperação de crédito. A terceirização do serviço é muito comum por não afetar a operação da empresa que possui devedores. Assim, ela pode se preocupar com o seu negócio principal.
Além disso, as recuperadoras também podem atuar de outra forma. Frequentemente, elas adquirem as dívidas para si mesmas para negociarem com os clientes inadimplentes posteriormente. Nesse caso, a diferença é que não há um contrato entre a empresa que possui dívidas e a recuperadora, mas uma compra dos ativos.
Essa opção é escolhida porque, em muitos casos, a instituição credora analisa que é mais vantajoso repassar a dívida ao invés de ter o trabalho de cobrá-las. Por possuir experiência na área, a recuperadora pode executar bons negócios para ambas as partes com maior facilidade.
Nesse cenário, a recuperação feita por empresas especializadas tende a gerar mais satisfação para os clientes. Isso porque, com equipes capacitadas e expertise, é possível oferecer as melhores soluções.
Os termos podem — e devem — variar de acordo com a realidade do cliente e a natureza da dívida. Portanto, é importante que a recuperação seja humanizada e personalizada, variando a cada caso.
Tradicionalmente, imaginamos a recuperação de crédito sendo feita através de ligação telefônica. Entretanto, hoje é muito possível que ela ocorra por outros canais, como e-mail, SMS e soluções como chatbot ou agentes virtuais.
A importância do bom relacionamento para a recuperação de crédito
Como já deve ter ficado evidente, a recuperação de crédito tem tudo a ver com relacionamento. Isso porque há um impacto mútuo entre esses dois aspectos. Ou seja, é preciso construir um bom relacionamento para encontrar a melhor solução para o cliente.
Ao adotar uma postura de respeito e compreensão, empresas especializadas são capazes de manter os clientes satisfeitos e criar uma relação mais duradoura. Além disso, o reconhecimento da marca também melhora, uma vez que posturas humanizadas são cada vez mais relevantes no mundo corporativo.
No mesmo passo, quando a empresa atua na prevenção, fica ainda mais fácil. Isso porque ter construído um bom relacionamento no decorrer do tempo pode diminuir a inadimplência. Ou, em último caso, facilitar eventuais abordagens de cobrança.
Os passos para fazer a recuperação de crédito
Ter empatia
Como dissemos anteriormente, reconhecer o cenário em que o devedor está é fundamental. Sendo assim, nunca se deve usar uma postura dura durante as abordagens. Na verdade, isso é o que precisa ser evitado.
Muitos fatores podem levar um cliente a dever, desde a macroeconomia até a condição pessoal. Por isso, é preciso incentivar e treinar a equipe para lidar com o contexto de cada cliente.
Saber negociar
Muitas vezes, chegar a uma solução satisfatória para as duas partes pode ser difícil. Contudo, na maioria das situações isso é possível, com muito diálogo e capacidade de negociar.
Ouça seu cliente e compreenda a sua situação. Então, você será capaz de achar um meio-termo entre o valor desejado pela empresa e o que é possível para o devedor.
O parcelamento pode ajudar muito nesses momentos. Isso porque mesmo com valores mais altos, um volume grande de parcelas com baixa taxa de juros se torna uma opção viável.
Ter objetividade
Nunca é interessante omitir informações. Sobretudo nesse caso, você está falando com alguém que já contraiu uma dívida. Portanto, não deixar nenhuma ponta solta será essencial para que a pessoa cumpra os termos da negociação.
Busque, ao fim da negociação, repassar todas as condições do acordo. Além disso, é sempre importante reforçar que o canal de contato segue aberto para esclarecer qualquer dúvida.
Não perca tempo! Recupere crédito para sua empresa
Como você pode ver, os benefícios em aprimorar sua recuperação de crédito são diversos. Entretanto, essa não é uma tarefa que deva ser executada necessariamente pela sua empresa.
Se o seu receio é que esse procedimento atrapalhe a sua operação, não tenha medo em optar pelos serviços de uma empresa especializada.
Por isso, queremos que conheça as soluções da Paschoalotto para recuperação de crédito. Com mais de 22 anos de experiência, podemos te ajudar a recuperar crédito e preservar o relacionamento com seus clientes. Entenda como clicando aqui.